segunda-feira, 21 de abril de 2025

TECNOLOGIA EDUCACIONAL - SEMANA DE 22/04 A 25/04

EDUCAÇÃO INTANTIL 4 E 5.

HABILIDADES: EI03ET03 – Participar de brincadeiras e atividades com criação e transformação de objetos tecnológicos.

EI03CG05 – Estabelecer relações entre o cuidado com o corpo, os alimentos e a saúde.

ATIVIDADE DESPLUGADA: SEQUÊNCIA DE MONTAGEM. 

VAMOS CRIAR UM BONECO COM CARINHA DE FRUTAS UTILIZANDO TIRAS DE PAPEL DOBRADAS EM SANFONA PARA BRAÇOS E PERNAS. O PROCESSO É APRESENTADO COMO UMA SEQUÊNCIA (ALGORITMO), EM QUE OS ALUNOS SEGUEM PASSOS PARA COMPLETAR A MONTAGEM.

A ATIVIDADE ESTIMULA NOÇÕES DE ORDEM, PLANEJAMENTO E EXPRESSÃO ARTÍSTICA, REFORÇANDO A IMPORTÂNCIA DA FRUTA NA ALIMENTAÇÃO.

ATIVIDADE PLUGADA: JOGO DA MEMÓRIA DAS FRUTAS – TINY PUZZLE
NO APLICATIVO TINY PUZZLE, AS CRIANÇAS JOGAM UM JOGO DA MEMÓRIA COM IMAGENS DE FRUTAS. O OBJETIVO É ENCONTRAR OS PARES IGUAIS, FORTALECENDO A MEMÓRIA VISUAL, A ATENÇÃO E O RECONHECIMENTO DOS ALIMENTOS SAUDÁVEIS.


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HABILIDADES: EF01CO03 – Reorganizar e criar sequências de passos em meios físicos ou digitais, relacionando essas sequências à palavra ‘Algoritmos’.

ATIVIDADE DESPLUGADA: “O CAMINHO DO ROBÔ”.

OBJETIVO: CRIAR E REORGANIZAR SEQUÊNCIAS DE PASSOS (ALGORITMOS) PARA QUE UM ALUNO (A) ROBÔ, CHEGUE ATÉ O DESTINO FINAL, SEGUINDO COMANDOS SIMPLES.

PROPOR O DESAFIO:

NOSSO ROBÔ PRECISA CHEGAR ATÉ A ESTRELA ⭐. MAS ELE SÓ VAI CONSEGUIR SE MONTARMOS COM AS SETAS (FRENTE, ATRÁS, DIREITA, ESQUERDA) O CAMINHO CERTO. 

ATIVIDADE PLUGADA: JOGO BLOXER (HVIRTUA)

https://jogoseducativos.hvirtua.com/bloxter/

OBJETIVO:

VAMOS CRIAR E REORGANIZAR SEQUÊNCIAS DE MOVIMENTOS PARA LEVAR O PERSONAGEM ATÉ O OBJETIVO, COMPREENDENDO QUE ISSO É UM ALGORITMO. SÓ QUE ELE PRECISA SEGUIR OS PASSOS CERTINHOS, UM DE CADA VEZ, COMO UMA RECEITA DE BOLO. ISSO É UM ALGORITMO!


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HABILIDADES: (EF02CO02) Explorar e reconhecer padrões e regularidades em sequências, por meio de jogos e brincadeiras, com ou sem o uso de tecnologias digitais.

JOGO DA MEMÓRIA DE SEQUÊNCIAS DE CORES!

OBJETIVO: ESTIMULAR O RACIOCÍNIO LÓGICO, A MEMÓRIA VISUAL E A IDENTIFICAÇÃO DE PADRÕES VISUAIS E SEQUENCIAIS POR MEIO DE UM JOGO DE MEMÓRIA COLETIVO E INTERATIVO. 

ATIVIDADE DESPLUGADA: JOGO DA MEMÓRIA COM SEQUÊNCIAS DE CORES.

COLAR CARTÕES COLORIDOS NAS COSTAS DAS CRIANÇAS, ORGANIZE AS CRIANÇAS EM FILA, DE FRENTE PARA A TURMA/JOGADOR QUE VAI OBSERVAR. SOBRE A MESA, COLOQUE OS MESMOS CARTÕES COLORIDOS SOLTOS.


EXECUÇÃO: AO SINAL DA PROFESSORA, AS CRIANÇAS DA FILA SE VIRAM DE COSTAS, EXIBINDO A SEQUÊNCIA DE CORES POR ALGUNS SEGUNDOS. DEPOIS, AO NOVO SINAL, ELAS SE VIRAM NOVAMENTE DE FRENTE (ESCONDENDO AS CORES).
UM ALUNO(A) DEVE ENTÃO REPRODUZIR A SEQUÊNCIA CORRETA DAS CORES COM OS CARTÕES SOBRE A MESA, NA MESMA ORDEM EM QUE ESTAVAM NAS COSTAS DOS COLEGAS.

 

HTTPS://WWW.COQUINHOS.COM/MEMORIZAR-UMA-SEQUENCIA-DE-CORES/PLAY/#




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