domingo, 13 de abril de 2025

TECNOLOGIA EDUCACIONAL - SEMANA DE 07/04 A 11/04 - PROFª SIMONE.



ATIVIDADE DESPLUGADA - MOSAICO DE SÍMBOLOS DA PÁSCOA.

ETAPAS:

  • RODA DE CONVERSA SOBRE OS SÍMBOLOS DA PÁSCOA: O QUE ELES SIGNIFICAM? AS CRIANÇAS CONHECEM? JÁ VIRAM ALGUM?

  1. VÍDEO SOBRE OS SÍMBOLOS DA PÁSCOA. 

O COELHINHO E OS SÍMBOLOS DA PÁSCOA | HISTÓRIA INFANTIL 

  •  APRESENTAR EXEMPLOS VISUAIS DE SÍMBOLOS (IMAGENS OU DESENHOS SIMPLES).
  • ENTREGAR OS MOLDES DOS SÍMBOLOS EM FOLHAS DE PAPEL MAIS FIRME (CARTOLINA OU A4).
  • AS CRIANÇAS VÃO PREENCHER OS ESPAÇOS COM QUADRADINHOS DE PAPEL COLORIDO, CRIANDO UM MOSAICO.
  • DEIXE SECAR E, AO FINAL, MONTE UM MURAL COM TODOS OS TRABALHOS NA SALA.




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(EF01CO02) Identificar e seguir sequências de passos aplicados no dia a dia para resolver problemas.

ATIVIDADE DESPLUGADA – ORIGAMI.

RODA DE CONVERSA:
FALAR SOBRE COMO SEGUIR PASSOS AJUDA A RESOLVER PROBLEMAS. DAR EXEMPLOS DO COTIDIANO (EX: ESCOVAR OS DENTES, AMARRAR O TÊNIS, FAZER UM DESENHO).

ORIGAMI PASSO A PASSO:
APRESENTAR UM ORIGAMI SIMPLES COM ILUSTRAÇÕES. TODOS FAZEM SEGUINDO A SEQUÊNCIA.

COMPARTILHAMENTO:
ALUNOS MOSTRAM E EXPLICAM SUAS CRIAÇÕES.



Vídeo com passo a passo: 

ATIVIDADE PLUGADA:

JOGOS DO GCOMPRIS QUE TRABALHAM SEQUÊNCIA DE COMANDOS / LÓGICA: “DECODIFICANDO O CAMINHO”. 

  • DESCRIÇÃO: A CRIANÇA PRECISA SEGUIR UMA SEQUÊNCIA DE SETAS (FRENTE, ESQUERDA, DIREITA) PARA GUIAR O PINGUIM ATÉ O DESTINO.


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CÓDIGO EF02CO04: DIFERENCIAR COMPONENTES FÍSICOS (HARDWARE) E PROGRAMAS (SOFTWARE) QUE FORNECEM INSTRUÇÕES PARA O HARDWARE.

RODA DE CONVERSA:

"QUE APARELHOS TECNOLÓGICOS VOCÊS USAM EM CASA?"
 "O QUE VOCÊS TOCAM NESSES APARELHOS? E O QUE APARECE NA TELA?"

APRESENTAR IMAGENS OU OBJETOS REAIS: MOUSE, TECLADO, TABLET, MONITOR.. 

EXPLICAÇÃO SIMPLES:

 HARDWARE É O QUE TOCAMOS E SOFTWARE É O QUE ACONTECE NA TELA (O QUE VEMOS, OUVIMOS OU USAMOS).

ATIVIDADE DESPLUGADA: QUEM SOU EU? HARDWARE OU SOFTWARE?

MOSTRAR CARTÕES COM IMAGENS DE HARDWARE: MOUSE, FONE, TECLADO, MONITOR. SOFTWARE: JOGO, PAINT, YOUTUBE, NAVEGADOR. PERGUNTAR AOS ALUNOS SE A IMAGEM É HARDWARE OU SOFTWARE? EM SEGUIDA, REALIZAR A HISTÓRIA DESENHADA NA FOLHA DE PAPEL, SEGUINDO OS COMANDOS PARA ELABORAÇÃO DO DESENHO DO TREM.  

ATIVIDADE PLUGADA: EXPLORANDO O DISPOSITIVO.

AS CRIANÇAS VÃO INTERAGIR COM UM SOFTWARE “PAINT”, COM APOIO DA PROFESSORA, ENQUANTO VÃO OBSERVANDO QUAIS PARTES DO COMPUTADOR USAM PARA EXECUTAR CADA COMANDO PARA CONSTRUIR AS PARTES DE TRENZINHO USANDO AS FERRAMENTAS DO PROGRAMA.

HISTÓRIA PARA DESENHAR UM TREM COM FORMAS GEOMÉTRICAS:

ERA UMA VEZ UM TRENZINHO CHAMADO TICO, QUE QUERIA PASSEAR PELO MUNDO DAS FORMAS GEOMÉTRICAS! VAMOS AJUDAR O TICO A NASCER? PREPARE-SE!

🟥 1. PRIMEIRO, VAMOS DESENHAR A CABINE DO MAQUINISTA.
  DESENHE UM QUADRADO GRANDE NO CANTO ESQUERDO DA FOLHA.
  ESSE SERÁ O LUGAR ONDE O TICO VAI DIRIGIR!

🟩 2. AGORA DESENHE UM VAGÃO PARA OS PASSAGEIROS.
  AO LADO DO QUADRADO, DESENHE UM RETÂNGULO COMPRIDO E DEITADO.
  ESSE É O VAGÃO DO LANCHE!

🟦 3. E QUE TAL MAIS UM VAGÃO?
  DEPOIS DO PRIMEIRO RETÂNGULO, DESENHE MAIS UM RETÂNGULO IGUALZINHO.
  ESSE É O VAGÃO DOS BRINQUEDOS!

4. VAMOS COLOCAR AS RODAS?
  DEBAIXO DE CADA FORMA, DESENHE DOIS CÍRCULOS BEM REDONDINHOS.
  CADA VAGÃO E A CABINE PRECISAM DE RODAS PARA RODAR!

🔺 5. AGORA FALTA O CHAPÉU DO MAQUINISTA!
  NO TOPO DO QUADRADO DA CABINE, DESENHE UM TRIÂNGULO COM A PONTINHA PARA CIMA.
  ESSE É O TELHADINHO DO TRENZINHO TICO!

💨 6. TICO ESTÁ LIGANDO O MOTOR!
  ACIMA DO TRIÂNGULO, DESENHE TRÊS CÍRCULOS PEQUENININHOS, UM EM CIMA DO OUTRO, FORMANDO UMA FUMACINHA.
  PUF, PUF, TCHUUU!

🎨 7. AGORA, É HORA DE COLORIR!
  PINTE CADA FORMA COM A COR QUE QUISER! O TRENZINHO TICO ADORA SER BEM COLORIDO!

 FECHAMENTO E REGISTRO: 

  • FAZER UM CARTAZ COLETIVO COM OS APRENDIZADOS: “HARDWARE É O CORPO. SOFTWARE É O CÉREBRO!” CADA CRIANÇA PODE DESENHAR UM HARDWARE E UM SOFTWARE QUE MAIS GOSTOU.



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