domingo, 13 de abril de 2025

TECNOLOGIA EDUCACIONAL - SEMANA 17/03 A 21/03

3° ANO

(EF03CO06) RECONHECER QUE, PARA UM COMPUTADOR REALIZAR TAREFAS, ELE SE COMUNICA COM O MUNDO EXTERIOR COM O USO DE INTERFACES FÍSICAS ( DISPOSITIVOS DE ENTRADA E SAÍDA). 

ATIVIDADE PLUGADA: CONHECER OS  DISPOSITIVOS DE ENTRADA E SAÍDA DO COMPUTADOR;




  • OBSERVAR A IMAGEM ABAIXO E ESCUTAR A EXPLICAÇÃO DA PROFESSORA;
  • CLIQUE NO LINK ABAIXO E REALIZE OS JOGOS SUGERIDOS:

4º ANO

HABILIDADE: (EF04CO04) ENTENDER QUE PARA GUARDAR, MANIPULAR E TRANSMITIR DADOS DEVE-SE CODIFICÁ-LOS DE ALGUMA FORMA QUE SEJA COMPREENDIDA PELA MÁQUINA (FORMATO DIGITAL).


- EXPLICAR AOS ALUNOS O CONCEITO DE CODIFICAÇÃO: TRANSFORMAÇÃO DE DADOS POR MEIO DE UM CÓDIGO, O QUE PERMITE REPRESENTÁ-LOS DE UMA FORMA DIFERENTE, MAS OFERECENDO AO MESMO TEMPO A POSSIBILIDADE DE REGRESSO À FORMA ORIGINAL.


ATIVIDADE PLUGADA - DECIFRE O CÓDIGO

https://wordwall.net/pt/resource/24491565


ATIVIDADE 2 - DESCUBRA A PALAVRA

https://www.coquinhos.com/decifrar-a-palavra-codigo-binario/play/


ATIVIDADE 3 -  JOGO DE ATENÇÃO


5º ANO

HABILIDADE: (EF05CO011) IDENTIFICAR A ADEQUAÇÃO DE DIFERENTES TECNOLOGIAS COMPUTACIONAIS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS.


EXPLICAR AOS ALUNOS QUE EXISTEM DIFERENTES TIPOS DE TECNOLOGIA E QUE ALGUMAS SÃO MAIS ADEQUADAS DO QUE OUTRAS PARA CADA TIPO DE SITUAÇÃO. APRESENTAR EXEMPLOS SIMPLES COMO: CALCULADORA PARA CONTAS RÁPIDAS, TRADUTOR DIGITAL PARA IDIOMAS, GPS PARA NAVEGAÇÃO, DENTRE OUTRAS., COM O OBJETIVO DE COMPREENDER A ADEQUAÇÃO DE DIFERENTES TECNOLOGIAS COMPUTACIONAIS PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO DIA A DIA, ASSIM COMO, REFLETIR SOBRE COMO DIFERENTES FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PODEM SER USADAS PARA RESOLVER PROBLEMAS.


ATIVIDADE DESPLUGADA - TECNOLOGIA CERTA PARA O PROBLEMA CERTO:

DIVIDIDOS EM GRUPOS COMPARAR AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DE DIFERENTES TECNOLOGIAS.


ATIVIDADE PLUGADA - USAR A FERRAMENTA CHAT GPT PARA REALIZAR PESQUISA SOBRE DÚVIDAS DAS AULAS, COMO POR EXEMPLO, COMO APRENDER CIÈNCIAS DE FORMA MAIS DIVERTIDA?


https://openai.com/


CLASSE ESPECIAL 

(EF01CO02) IDENTIFICAR E SEGUIR SEQUÊNCIAS DE PASSOS APLICADOS NO DIA A DIA PARA RESOLVER PROBLEMAS.

ATIVIDADE DESPLUGADA:

CONSTRUÇÃO DO MONSTRO DO NOME - A PROFESSORA IRÁ DEMONSTRAR E AUXILAR NA SEQUÊNCIA DO PASSO A PASSO DE COMO CADA UM VAI FAZER O SEU “MONSTRO DO NOME”.

 

ASSISTIR O VÍDEO EXPLICATIVO 






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